5 hábitos para uma vida mais saudável e leve

Cinco hábitos simples para uma vida mais saudável e leve

Para você, o que é importante para viver com mais leveza e saúde? Eu acredito que isso, de maneira geral, tem mais a ver com nossa postura e com a tomada de alguns hábitos simples, do que com dietas e rotinas específicas. Para mim é uma questão de equilíbrio, de manter o corpo e a mente sãos, filtrando o que consumimos e o que fazemos com eles. Algumas atitudes eu considero primordiais nesse processo. São todas muito simples de aderir e se traduzem em benefícios incríveis na nossa qualidade de vida:

1. Cascas no lugar de embalagens

Uma vez eu li, não me lembro onde, que na hora de cozinhar, se descartamos mais embalagens do que cascas, alguma coisa não vai bem. A chef de cozinha Paola Carosella também disse uma vez no Twitter dela, que o segredo de comer bem é consumir coisas feitas por pessoas e não por máquinas. Claramente, o que essas duas ideias tem em comum é a crítica aos alimentos ultra processados, que lotam as prateleiras dos supermercados e a gente adora levar pra casa porque são práticos e saborosos. Então isso quer dizer que eles deveriam ser banidos da nossa alimentação para dar lugar à alimentos frescos? Em teoria, sim. Seria o ideal, em um mundo perfeito. Mas nós sabemos o quanto isso é complicado por vários motivos, então novamente vou dizer que a chave é equilíbrio. É treinar nossa mente para sair do piloto automático e buscar por opções mais saudáveis sempre que isso for possível.

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Um prato colorido e fresco, ainda que simples, sempre será uma opção melhor do que qualquer refeição ou alimento processado. Imagem via Unsplash.

2. Dormir bem

A expressão sono de beleza não existe à toa. É durante o sono que nosso corpo reorganiza todas as suas funções para começar um novo dia, reforçando nossa imunidade, renovando células e desempenhando um série de outras atividades necessárias ao bom funcionamento do organismo.  Também é dormindo que processamos e armazenamos o que aprendemos durante o dia, assim, nosso humor, criatividade, atenção, memória e equilíbrio estão intimamente ligados a uma boa noite de sono. Estudos já comprovaram que uma noite mal dormida tem o mesmo efeito em nós que a ressaca. Por isso, dormir em qualidade e quantidade suficientes é uma das melhores coisas que podemos fazer pela nossa saúde!

3. Água, muita água!

Assunto batido, mas não custa repetir. Água é necessária! De dois a três litros por dia, pelo menos! Eu era uma preguiçosa nesse aspecto, e muito cética quando me diziam a mudança que água em quantidade ideal traz para a pele e os cabelos. Só quando passei a adotar o hábito que pude atestar pessoalmente a diferença que faz, não só por fora quanto por dentro. A pele fica mais viçosa, com ar mais descansado e os cabelos mais brilhosos. Sem contar os outros muitos benefícios da hidratação pro nosso corpo. O melhor jeito que eu encontrei de colocar o hábito na minha rotina foi usando um desses copos com canudo. Deixo ele sempre perto de mim e com isso beber água entrou no automático, virou costume. Dois desse pela manhã, dois à tarde e um à noite e pronto, cota de água do dia atingida!

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Copinho com canudo, meu aliado para beber bastante água: 1 – Copo com canudo retrátil de signo, na Imaginarium (tem de todos) | 2 – Copo Londres, na Uatt? | 3 – Copo Sparkly, na Renner | 4 – Copo coração, também na Renner | Copo Boas Vibes, na Imaginarium.

4. Priozirar a saúde mental e emocional

Fazer as coisas que gostamos, estar perto de quem é importante para nós, saber lidar com o stress e a ansiedade… tudo isso é importante para manter a mente sã. Sem equilíbrio mental e emocional tudo vai contra nós. Nosso corpo não funciona direito, simplesmente não conseguimos ficar bem. Por isso é tão importante cuidar da nossa mente. Fazer atividades como a meditação pode ajudar, mas o primordial é saber viver bem consigo e com o próximo. Não nos sobrecarregar, saber pedir ajuda e desfrutar das delícias que a vida nos proporciona. Equilíbrio mental e emocional é um de nossos bens mais preciosos e primordial para uma vida saudável.

5. Começar o dia leve

Isso pode ser interpretado de duas formas. A primeira, diz respeito a ter uma rotina menos turbulenta pela manhã e dar tempo ao nosso corpo e mente para despertar. Mesmo para quem acorda muito cedo e precisar sair para trabalhar em seguida, dá para começar o dia sem correrias e fazer as coisas com calma, se houver planejamento. É certo que quando nosso dia começa bem, as chances de ele continuar assim são maiores porque a gente não fica com aquela sensação de ansiedade deixada pela pressa e pelo turbilhão de informações que consumimos antes das 8h da manhã. Uma outra forma de pensar esse hábito é lembrar que cada dia é uma nova chance de fazer as coisas acontecerem como nós queremos e incorporar essa positividade. Uma vez li uma frase no Pinterest que não podia ser mais verdade: “não se deve arruinar um bom hoje por causa de um ontem ruim.”  Faz sentido, não faz?

E vocês, o que gostam de fazer pra viver com mais leveza e de forma mais saudável? Tem alguma dica ou hábito especial? Contem pra mim!

18 Comentários

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18 Comentários

  1. Oie, tudo bem? Com a correria dos dias atuais as pessoas acabam pensando o quanto é difícil levar uma vida saudável, mas acredito que se houver esforço é possível sim melhorar isso. Eu por exemplo tenho um sério problema para dormir, tenho muita insônia, e as vezes passo as noites acordadas, já tentei melhorar isso, mas é um pouco difícil. Tenho aumentado a quantidade de água, mas está longe do ideal. Gostei muito das dicas. Beijos, Érika ^-^

  2. Dicas maravilhosas! Eu tento ser mais saudável, mas é aquela coisa meio “começo e paro”, sabe?

    Acho que, como você falou, a chave é o equilíbrio. Eu tento exercer essa positividade pelas manhãs e durante todo o dia, e beber água é essencial pra mim. Eu também duvidava um pouco desses benefícios, mas aí comecei a andar com uma garrafinha pra todo lado e descobri que não consigo mais ficar sem ela por perto (ainda vou comprar um copo desse. Inclusive, me apaixonei pelo de áries <3).

    Ah, e há mais ou menos um mês eu comecei a fazer uns exercícios – em casa mesmo, com a ajuda de um aplicativo – e anda me fazendo muito bem.

    As outras dicas ainda preciso exercitar mais, mas eu chego lá! hehe

    Beijos! :*

    1. Tô querendo muito fazer o mesmo que voce, Mari. Começar a me exercitar mais, mesmo que em casa mesmo. Uma outra atividade muito gostosa de fazer em casa é Yoga, eu baixei uns aplicativos e tô assistindo umas aulas, se der tudo certo eu conto depois!
      Beijos!

  3. Estou me sentindo muito saudável agora já que faço/pratico tudo que você citou no post e ainda mais, haha.

    Ótimas dicas, adoro ver posts que falam sobre a saúde já que hoje em dia ela vem em segundo plano 🙁

  4. Pontos fundamentais e muito bem colocados! Adorei! Estou tentando muito beber mais água e dormir melhor… sou muito ansiosa e acabo acordando mesmo sentindo que preciso dormir mais e mesmo não sendo ‘a hora de acordar’, acabo ficando mais improdutiva assim… é realmente algo a se ajustar.

    http://www.semquases.com

  5. São ótimas dicas e todas importantes! Aqui eu sempre tomo muita água (só consegui depois de comprar uma garrafinha bonitas mas babei nestes copos) e tento não colocar tantas tarefas chatas pela manhã senão o dia já começa ruim 😀
    Beijos

  6. Todos os itens são muito importantes mesmo, mas, pra mim, o mais importante é o 4 e tento sempre aplicá-lo na minha vida. Eu gostaria muito que o 5 fosse mais frequente pra mim, mas é tãaaao difícil ter que sair da minha cama quentinha às 7 da manhã e ficar positiva ): mas eu tento, juro hahaha

  7. Começar o dia leve é essencial para mim. Faço questão de ter uma manhã calma, parar para tomar café da manhã, colocar uma música… Sinto que meu dia fica muito melhor (e mais produtivo) assim.

  8. Amei esse primeiro item. Ultimamente estou tentando mudar os hábitos e comer mais frutas e saladas, mas é bem provável de ainda descarto mais embalagens que cascas.
    Ainda estou aprendendo a consumir mais água. Até comprei uma garrafinha bonitinha para deixar enfeitando a mesa e me lembrando que preciso beber mais água.
    Beijos

    1. Mudar de hábitos, quando a gente passa tanto tempo fazendo as coisas de um jeito, nunca é fácil! Importante é não desistir no meio do caminho porque os resultados super compensam!
      Beijos!

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